Terceira edição do Escadinhas & Subidinhas, em Lisboa. As escadas são as mesmas, já o número de degraus, esse aumentou…
Com um ligeiro atraso no arranque em relação à hora prevista, mas de forma a esperar por alguns participantes que vinham de longe, e que mudaram a sua rotina habitual para vir a este escadinhas & subidinhas, desta vez fomos trinta e três a galgar degraus na zona da Baixa Lisboeta.
Este treino, até agora quinzenal, é gratuito e aberto a todos os participantes, tendo somente como premissa base para poder participar a pessoa ser capaz de correr 10km, em terreno relativamente plano, em cerca de 1h15 aproximadamente. Depois então, como o nome indica, de plano não tem nada (talvez 500 metros a direito, por aí, não mais), de resto, são tudo subidas (em rampa ou em escada) e descidas, geralmente em rampa.
Desta vez, as escadas foram as mesmas do costume mas o número de degraus aumentou, pois na última escada (Escadinhas do Bairro América), as repetições foram mais. No treino guiado, mas autónomo, subimos, cada um de nós mais de 1.400 degraus (houve quem fizesse mais), e percorremos 9.800 metros, em cerca de 1h25 sendo que, desse tempo, o meu aparelho gps registou 15 minutos de paragens (reagrupamentos, basicamente).
O percurso é circular (porque começa e acaba no mesmo sítio) e semi-circular em cada etapa, desenhado de forma a poder ser feito por todos os participantes com o mínimo de preparação para as características do mesmo. Sendo assim, cada um pode imprimir a força que tiver nos degraus e subidas, especialmente. Para cada escadaria, é sugerido fazê-la pelo menos duas vezes, chegando ao topo e contornando pela esquerda ou pela direita, conforme o caso, descendo até ao início e subir de novo.
Percurso
Saídos de Santa Apolónia, fomos em direcção às Escadinhas do Beco do Hospital da Marinha, duas voltas para aquecer, como habitualmente. Seguimos em frente, subimos a Rua do Vale de Santo António até metade, virámos à esquerda para a Rua da Belavista à Graça e depois à direita para a Rua da Senhora da Glória.
Chegados a Sapadores, descemos a Rua Angelina Vidal, virámos à esquerda e de novo à esquerda para a Rua Maria, depois rua Maria da Fonte e primeira escada, Escada do Monte. Feita essa duas vezes, foram as Escadinhas de Damasceno Monteiro, que são sempre uma surpresa para quem as faz pela primeira vez. Daí fomos para o Caracol da Graça e na segunda repetição, convenci (facilmente, diga-se) o Peixe dos strong4ever a pôr o grupo (pelo menos quem aderiu) a fazer 10 burpees.
Depois disso, fomos em direcção a Sapadores de novo, onde parte do grupo seguiu em frente em direcção a casa. O resto do grupo foi à última escadaria do dia, a do Bairro América, onde quase todos fizémos a dita cuja quatro vezes (a subir, claro).
As contas aos degraus
Somente aos degraus:
- Beco do Hospital da Marinha: 79
- Escadas do Monte: 147
- Escadas de Damasceno Monteiro: 163
- Caracol da Graça: 235
- Escadinhas do Bairro América: 91
Quem fez duas voltas, e somente duas voltas, em cada uma das quatro escadas iniciais e quatro voltas na última fez no total 1.612 degraus. Quem fez menos ou mais, facilmente faz as contas também.
No final
No final, o regresso a Santa Apolónia e a distribuição pelos presentes dos Vouchers para o sorteio de um dorsal para a II Corrida dos Montes Saloios. Despedidas feitas, fui acompanhado pelo Filipe até à porta, ele seguiu em frente, a pé e eu subi uma só vez os 18 degraus que separam a porta da rua da porta de casa, não foi preciso ir despejar o lixo à rua desta vez ;)
Obrigado ao Marco Borges pela fotografia de grupo, podem ver a galeria completa das fotografias tiradas por ele aqui.
Porque a vida não é só corrida Blogue do João Campos


One comment
Pingback: Escadinhas & Subidinhas, 14 de Julho de 2014 | Porque a vida não é só corrida