Fotografia aérea
Fotografia aérea

Escadinhas & Subidinhas

Na hora prevista, 20h00, 20 participantes arrancam para o treino “Escadinhas e Subidinhas”, um treino de corrida para iniciados mas, ligeiramente diferente.

O treino, gratuito e aberto a todos os participantes tinha como premissa base para participar a pessoa ser capaz de correr 10km, em terreno relativamente plano, em cerca de 1h15 no máximo. O treino, como o nome indica, de plano não tem nada (talvez 500 metros a direito, por aí, não mais), de resto, são tudo subidas (em rampa ou em escada) e descidas, geralmente em rampa.

A temperatura estava amena, também devido a serem 20h00, mas esse facto não impediu que se transpirasse “em grande”. No treino guiado, mas autónomo, subimos, cada um de nós, pelo menos 1.494 degraus (houve quem fizesse mais), e percorremos 10.900 metros, em cerca de 1h45. O percurso, circular (porque começa e acaba no mesmo sítio) e semi-circular em cada etapa, é desenhado de forma a poder ser feito por todos os participantes com o mínimo de preparação para as características do mesmo, podendo cada um imprimir a força que tiver nos degraus, especialmente.

Para cada escadaria, é sugerido fazê-la pelo menos duas vezes, chegando ao topo e contornando pela esquerda ou pela direita, conforme o caso, descendo até ao início e subir de novo. Assim foi, todos os participantes fizeram em todas as escadarias. Houve no entanto, logo no início, uma situação que fez com que um dos participantes (o Luis Moura) se perdesse do resto do grupo, ainda para mais era ele que levava “a surpresa” mas, felizmente, reencontramo-nos uma hora depois, e claro que não ficou parado à nossa espera.

Percurso

Saídos de Santa Apolónia, fomos em direcção às Escadinhas do Beco do Hospital da Marinha, duas voltas para aquecer. Voltámos para trás, subindo até ao Panteão Nacional pelo caminho mais curto (e mais inclinado) possível, Calçada do Forte e Calçada Cascão. Daí, subimos pela Rua Voz do Operário até ao Largo da Graça, e descemos ao início do Caracol da Graça, que consegui subir pela primeira vez a correr numa das duas que subimos ontem. Daí, descemos de novo, para subir as Escadas do Monte, e passar às Escadinhas de Damasceno Monteiro, as preferidas de sempre.

Saídos da Damasceno Monteiro, passámos por dentro da Vila Berta, e subimos a Sapadores pela Rua da Senhora da Glória. Descemos a Rua do Vale de Santo António e sensivelmente a meio tivémos a surpresa do treino. O Luís Moura, muito gentilmente, providenciou um abastecimento de bananas e cajús para todos, para retemperar as forças que na altura já vinham só a 80%, obrigado Luís!

Descemos mais um pouco até às Escadinhas Bairro América, duas voltas e seguimos para o ponto final do treino, basicamente, o início, a Estação de Santa Apolónia, onde havia água da EPAL gratuita para todos.

As contas

As contas aos degraus, e somente aos degraus, não vou fazer contas às calorias gastas…

  • Beco do Hospital da Marinha: 79
  • Escadaria do Panteão Nacional: 19
  • Largo da Graça: 13
  • Caracol da Graça: 235
  • Escadas do Monte: 147
  • Escadas de Damasceno Monteiro: 163
  • Escadinhas do Bairro América: 91

Quem fez duas voltas, e somente duas voltas, em cada uma das escadas fez no total 1.494 degraus [(79+19+13+235+147+163+91) * 2].

Eu e o Ricardo, para “puxar” por duas participantes que queriam fazer ali uma pequena gazeta nas Escadas de Damasceno Monteiro, fizemos essa três vezes, subindo a parada do total. O Luís Moura como nessa altura não estava conosco, contabilizou outra volta e outros degraus mas não se ficou atrás de nós.

No final, já em casa, ainda subi duas vezes 36 degraus, uma vez para ir para casa (o prédio onde moro não tem elevador) e outra vez depois de ir despejar o lixo à rua, porque a vida não é só corrida ;)

 

Obrigado à Elsa Fonseca pela fotografia aérea.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *