Domingo de manhã, fomos doze participantes a explorar a toda dos mercados de Lisboa, zona Centro.
Reunidos pontualmente às oito e meia da manhã na Alameda Dom Afonso Henriques, seguimos para um “percurso surpresa” de cerca de vinte quilómetros (vinte e três na realidade) pela cidade de Lisboa. O objectivo, visitar sete mercados na zona Centro, e tentar ver o preço do carapau em cada um deles. Infelizmente, os mercados estavam quase todos encerrados e, o que estava aberto, não tinha as bancas do peixe a funcionar.
Com visitantes de zonas do país tão díspares como Samora Correia e Aveiro, o grupo manteve-se coeso até ao meio da primeira e única subida, a Rua do Alecrim. Nessa altura, uma das participantes, devido a compromissos inadiáveis, optou por apanhar o metro de volta à partida, seguindo o grupo com onze até ao final, mas coeso na mesma.
O percurso
No geral, foi qualquer coisa como Alameda, mercado de Arroios, sobe para o mercado do Forno do Tijolo, desce quase ao Martim Moniz para subir ao mercado de Sapadores, com passagem no Miradouro da Senhora do Monte, Miradouro da Graça e Vila Berta. Descida até ao mercado de Santa Clara e continuação de descida até ao mercado da Ribeira, passando por dentro de Alfama, e encontrando o único mercado em funcionamento no percurso.
Aí, começou efectivamente a subida, até às Amoreiras, topo do Parque Eduardo VII, a visitar o mercado do Bairro Santos (Rego, perto da antiga Feira Popular) e descida, finalmente, para o Saldanha, visitando o mercado 31 de Janeiro e terminando a volta, de novo na Alameda Dom Afonso Henriques.

Os mercados visitados
Durante o percurso, foram sete os mercados visitados, respectivamente:
- Mercado de Arroios
- Mercado do Forno do Tijolo
- Mercado de Sapadores
- Mercado de Santa Clara
- Mercado da Ribeira
- Mercado do Bairro Santos
- Mercado 31 de Janeiro
Da lista, ressalve-se como único mercado aberto neste Domingo o mercado da Ribeira, com a zona remodelada de restauração e uma feira de velharias e antiguidades a decorrer, e o Mercado de Santa Clara (o mais antigo dos mercados cobertos lisboetas).
Na chegada
A banca de gelados já estava a funcionar quando chegámos, três horas depois da partida, e quase todos comemos um Calipo, ou um Magnum, um gelado essencialmente. Houve distribuição de vouchers para o sorteio de um dorsal na II Corrida dos Montes Saloios e depois da última fotografia, cada um arrancou para seu lado, porque a vida não é só corrida ;)
As fotografias
Algumas fotografias escolhidas “a braço.