20150521_spoq

Os meus ecrãs no a-rival SpoQ

Partilho com os leitores do blogue os meus ecrãs personalizados no “famoso” a-rival SpoQ, na configuração para corridas de todo-o-terreno, também conhecidas por corridas de trilhos ou “trail running”.

Atenção que esta não é uma review do a-rival SpoQ, para isso podem encontrar uma bastante completa no blogue do Paulo Pires, que inclui “unboxing” e tudo, aqui é só a “minha” configuração ideal de ecrãs para “trail running”.

Os ecrãs

Ora então, em provas de corrida em trilhos a configuração que utilizo para os ecrãs custom é a seguinte:

Custom 1
Pace | Time
Pace Avg | Dist

Neste ecrã, que considero o “principal”, tenho uma visão total sobre a actividade que está a decorrer. À esquerda, onde é mais fácil de olhar (para mim, que uso o relógio no pulso esquerdo), a cadência instantânea (Pace) e a cadência média (Pace Avg). À direita, o tempo total de actividade decorrido (Time) e a distância total percorrida (Dist).

Custom 2
Lap Pace | Lap Time
Pace Avg | Lap Dist

Neste ecrã, bastante parecido com o primeiro (custom 1) consigo perceber, desde o último abastecimento (ou paragem prolongada), qual a cadência no troço, bem como o tempo passado e a distância desde o último abastecimento (ou paragem). Sabendo de antemão a distância entre abastecimentos, isto facilita as contas, especialmente para provas com bastantes quilómetros e bastantes abastecimentos.

Mantém-se, no canto inferior esquerdo a cadência média (Pace Avg) pois é o valor determinante para atingir o objectivo pretendido.

Para perceberem melhor porque é que falo disto dos abastecimentos aqui, neste ecrã, leiam até ao fim à secção modus operandi.

Custom 3
Pace
Pace Avg

Aqui, vejo a cadência instantânea (Pace) e a cadência média (Pace Avg) desde o início da actividade. Se o objectivo é percorrer um percurso em determinada cadência (ou menos) percebo rapidamente, e com os dígitos bem visíveis, como é que a coisa está a correr. É o ecrã que utilizo também para provas de estrada com o mesmo objectivo (cadência pré-definida, e sem importar a distância).

Custom 4
Altitude
Cumulate+ | Cumulate-

Neste ecrã, o menos utilizado, vejo a altitude (Altitude), acumulado positivo (Cumulate+) e acumulado negativo (Cumulate-).

 

Definições do relógio

Quanto às definições do relógio, tenho todos os automatismos desligados, sendo eles o auto hold, os alertas e triggers do auto lap.

É importante desligar o auto hold pois há certas subidas em que se sobe tão devagar, ou que são tão íngremes, que o aparelho identifica como se estivessemos parados, e como tal, desconta esse tempo e distância no final.

O auto lap desligado prende-se com algo que explicarei mais abaixo.

O aparelho está configurado para gravar a posição de segundo a segundo, tem o modo mapa activo e os beep’s desligados. Não uso o relógio com a banda cardíaca, daí não ter nenhum ecrã configurado para o efeito.

Modus operandi

Quando a prova (ou o treino) começam, inicio o cronómetro. Só o paro quando acaba a prova (ou o treino), nunca coloco em pause durante a mesma (ou o mesmo).

Em prova, quando chego a um abastecimento, marco uma volta (botão ESC/LAP), e quando saio do abastecimento, marco outra volta. No ecrã custom 2 consigo então ver, em tempo real, quando estou parado, há quanto tempo estou no abastecimento, e gerir essa parte. O mesmo se aplica a quando estou a andar, é claro.

Quando carregamos no botão ESC/LAP, aparece-nos uma pop-up com um breve resumo do que se passou na última volta. Já agora, quem diz abastecimento numa prova, diz paragem para beber água num treino, o que fôr que nos faça parar. Em prova, no entanto, só faço isto mesmo nos abastecimentos, não no caso de uma necessidade fisiológica por exemplo.

O conceito, é um pouco como nas corridas de Fórmula 1, em que quando um carro vai mudar um pneu, o cronómetro continua a contar. Dessa forma, sem pausas, o valor da cadência média é sempre o real, pois contempla as paragens que se fazem ao longo do percurso.

Espero que esta partilha seja útil e, se tiverem dicas ou sugestões para melhorar o processo, se sintam à vontade para comentar e partilhar.

2 comments

  1. Bom dia João,

    Toda a gente fala bem desse relógio. Se tivesse de comprar um agora, ia pensar seriamente nele

    Abraço

  2. Pedro Henriques

    Boa tarde
    Como posso comunicar com a marca para comprar uma bracelete e borracha para a ligação do cabo de dados? Se souber agradecia que me dissesse. Tenho um igual e mandei vir um outro para um amigo meu. Completamente satisfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *