20150119_bestBlog

Os Melhores da Corrida de 2014 pelo Correr na Cidade

Foram hoje divulgados os resultados dos prémios Os Melhores da Corrida de 2014, pelo blogue Correr na Cidade, ficando os treinos “Escadinhas & Subidinhas” em segundo lugar na categoria de “Melhor treino de corrida”.

Não posso deixar de expressar os maiores agradecimentos a todos os que votaram nesses treinos nessa categoria. A concorrência era de peso e, ser considerado a votação em conjunto com os Treinos Lunares, (que celebram a sua 100ª edição hoje), ou com o Trail da Salamandra, para além dos outros que estavam elencados, é já por si uma vitória.

Não posso deixar também de expressar ainda maiores agradecimentos a quem participa nesses treinos. Os agradecimentos são iguais para quem foi uma vez e não voltou, para quem vai semanalmente. São iguais para quem faz 60 quilómetros para estar presente, para quem vem de Almeirim, da Holanda, do Algarve, da Austrália e do quarteirão ao lado. Agradeço também, bastante, a quem ajuda nas passadeiras na estrada, quem dá mais uma volta na Damasceno Monteiro e a todos os que dão tudo por tudo naquela hora e meia intensa de corrida “pouco comum”. Por fim, agradeço a quem toma conta do barco quando eu não estou a bordo, quando ando a calcorrear degraus, a puxar e a ser puxado. Na base disto tudo está a família e é essa a parte mais forte da pirâmide.

Os treinos das “Escadinhas & Subidinhas” surgiram por acaso. De um percurso que costumava fazer sozinho, e pegando no mote lançado pelo Pedro João Reis, uma vez no Facebook, criei o primeiro destes treinos. São treinos sem comes e bebes no final, sem camisola técnica, sem organização. São guiados mas onde cada um está por sua conta, seguindo uma linha orientadora comum, e não têm apoio de qualquer instituição ou marca e onde ninguém é obrigado a nada.

Na minha opinião, o que realmente marca a diferença é serem adaptados a todos os participantes, e a forma como isso é feito. Quem corre 10 quilómetros relativamente a direito em uma hora e quinze, ou menos claro, está “apto” a participar. Quem estiver à tangente nesse tempo e distância, vá também, que não fica para trás e facilmente sai da sua zona de conforto. Quem já foi sabe qual é o “truque” que permite que o grupo se mantenha junto durante cerca de uma hora e meia, 10 quilómetros e pelo menos 1.600 degraus por pessoa.

O Escadinhas & Subidinhas decorre desde o dia 3 de Junho de 2014, com uma periodicidade quinzenal. Neste início de 2015, a periodicidade passou, por hora, a mensal, e podes ver quando decorre o próximo no Facebook.

Já foram algumas edições até agora, dezasseis, algo por aí e, se fosse multiplicar agora o número de treinos pelo número de pessoas presentes em cada um e pela média dos degraus percorridos em cada treino, daria com certeza um número com muitos algarismos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *